Código: | EDB10013 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CFM | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Maria de Fátima Pista Calado Mendes |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Ana Teresa Agostinho Barros dos Santos |
Português
Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático
Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em
trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de
problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em
grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas.
Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Serão considerados na avaliação: a assiduidade, a participação nas sessões de trabalho e a realização de dois
testes escritos
Bibliografia:
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Musser, G. & Burger, W. (1997). Mathematics for elementary teachers. A contemporary approach. USA:
PrenticeHall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
|