Conceitos Fundamentais de Matemática

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: EDB10013
Sigla: CFM
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LEB 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Maria de Fátima Pista Calado Mendes
Corpo docente: Ana Teresa Agostinho Barros dos Santos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
­ Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
­ Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
­ Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
­ Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Programa

Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em
trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de
problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em
grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas.
Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Serão considerados na avaliação: a assiduidade, a participação nas sessões de trabalho e a realização de dois
testes escritos

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Musser, G. & Burger, W. (1997). Mathematics for elementary teachers. A contemporary approach. USA:
Prentice­Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.

Página gerada em: 2024-05-19 às 22:40:50